The Walking Dead é um universo bastante rico e expandido, prova essa que temos as Hqs, atualmente sendo republicada pela Panini,, a série de Tv, baseadas nas hqs, a série de livros, publicados pela Editora Record, e o jogo, desenvolvido pela Telltale Games. Muitos acham que os quatro universos são a mesma coisa, em alguns pontos sim, mas em outros seguem vertentes comlpetamente diferentes. Quer saber quais? Confira abaixo.
Primeiramente, as Hqs deram origem a tudo, é a história original, tendo muitas diferenças com a série de Tv. Nas HQs contam algumas histórias de outros personagens que parecem não ter utilidade nenhuma ou ainda contam histórias de personagens ícones como Rick,Michonne e Negan que por enquanto não foram mostrada na série de Tv. A origem da Lucille e como o Negan se tornou tão temido é impressionante.
As hqs tem muitos detalhes, por isso é impossível colocar tudo televisionado, e algumas curiosidades é que muitos personagens deveriam estar vivos e outros mortos.
Como por exemplo a Andrea, na série interpretada pela atriz Laurie Holden, é uma personagem bastante forte e que tem um destaque enorme nas hqs e acabou conseguindo muitos fãs, mas infelizmente foi morta na série. Outra personagem é a Sophia, filha da Carol, que também parece ter um grande destaque nas histórias em quadrinhos, mas teve uma morte surpreendente na série de tv.
Dos personagens que estão vivos e não deveriam, um deles é a pequena Judith, então, para nós leitores das hqs, seu futuro é bastante incerto e talvez possamos esperar grandes planos para a menina, já , na série de Tv, que em um futuro próximo Judith estaria crescida. Outra grande personagem é Carol que morre bem no início das histórias em quadrinhos de uma forma estúpida e na série teve um destino bem melhor e uma das melhores evoluções, diria até a melhor, já que Maggie tem uma grande evolução nas histórias em quadrinhos e na série parece seguir o mesmo caminho.
Existem muitas outras curiosidades, mas a maior de todas é a criação do personagem Daryl, pois não existe nas hqs, nem nos livros, tendo seu destino incerto, mas devido a sua grande popularidade e favoritismo entre os fãs provavelmente continuará tendo sucesso e destaque na série.

Enquanto isso na série de Tv, a história parece está tomando outro rumo completamente diferente da história original, percebe-se com a mid-season da 8 temporada. existem muitos personagens que nas hqs não tem nenhum destaque ou é o queridinho pelos fãs, mas que na série a expectativa e recepção é completamente diferente. O rumo que parece está tomando é diferente, mas ainda assim está seguindo o curso que está tendo nas hqs, já que o arco do Negan existe nas hqs, provavelmente os próximos vilões,os Sussurradores, aparecerão na série de Tv.

Ordem dos livros
Entrando nesse ponto, tomo como exemplo O Governador, na serie ele é completamente odiável, enquanto que nos livros você aprende a gostar do personagem, entende sua história e acha impressionante como tudo aconteceu para transformar o personagem em um dos piores da história de The Walking Dead. Atualmente a série de livros está no oitavo livro escrito, no Brasil está no sétimo, agora, por Jay Bonansinga que antes escrevia junto com Robert Kirkman, criador original da história. Nos quatro primeiros livros temos a ascensão do Governador até a sua queda, e pra mim foi uma das histórias mais bem construídas que já li na vida. A evolução dos personagens é admirável, enquanto começa a queda do Governador, outra personagem começa a ascender que é a poderosíssima e perigosíssima Lilly Caul, que chega a aparecer na série de Tv e nas HQs, e atualmente está tendo um protagonismo bastante forte e sólido nos livros.
Apenas em uma cena do livro aparece alguns personagens da série de tv e a cena até foi televisionada só que não com a Lilly e nem com o desfecho bizarramente assombroso e forte. Então, em alguns pontos a série de tv, livros e hqs se conectam ou os personagens se encontram, mas é algo que não acontece com frequência.
Apesar dos livros não seguirem as hqs e a série de Tv, merecem ser lidos entre os fãs, pela qualidade que tem, são tantas histórias fantásticas e inúmeras reviravoltas que deixaria qualquer um boquiaberto, além disso é legal conhecer a história do Governador e ainda ver alguns personagens que podem ir para a série de tv ou quadrinhos. Um personagem que ganhou-me bastante nos livros é o Bob Stookey, mas na série nem tanto, pois mudaram completamente sua personalidade e o mesmo aconteceu nas historias em quadrinhos.

Visto todos esses universos, ainda existe o do game, que é baseado em alguns episódios que acontecem dentro das historias em quadrinhos de The Walking Dead, mas tem personagens principais que não existem nos outros universos. O jogo difere dos típicos jogos de zumbi por focar mais na emoção e caracterização dos personagens que a própria ação. Ainda não joguei o jogo, mas tenho muita vontade, por parece bastante intenso e acrescentar mais uma profundidade e complexidade a esse universo.
Em suma, percebe-se que apesar dos eventos que estão acontecendo na série de tv serem diferentes das historias em quadrinhos, ainda segue o mesmo curso que o original, ou seja a ordem dos fatores não altera o resultado, enquanto que nos livros o rumo é completamente diferente, por ter sua própria história e personagens que não são presentes nos universos anteriores. O game tem ganhado bastante popularidade entre os fãs, e claro tem seguido outras vertentes, contando até histórias de outros personagens.
Por Thaís Marinho
Comentários
Postar um comentário