Sinopse: Um livro sensível sobre o amor após um diagnostico de HIV. O livro de estreia de Lucas Rocha é sensível e honesto sobre um assunto que ainda é um grande tabu As vidas de Ian, Victor e Henrique são entrecortadas pelo diagnóstico do HIV. Victor fica inseguro ao descobrir que Henrique, com quem está começando uma relação, é soropositivo e resolve fazer um teste, mesmo que os dois só tenham transado com camisinha. Logo depois de um resultado negativo, ele conhece Ian, um universitário como ele que acabou de receber uma notícia que pode mudar sua vida. No impulso de ajudar o garoto, Henrique entrelaça os destinos dos três. Lucas Rocha narra, a partir das três perspectivas, os medos, as esperanças e o preconceito sofrido por quem vive com HIV, mas, principalmente, conta uma história que não é sobre culpa ou sobre estar doente, e sim sobre como podemos formar nossas próprias famílias e sobre nunca esquecer que ainda temos a vida inteira.
-
A pouco tempo eu estava me queixando que precisava de uma leitura YA (Young Adult) que fosse completa. Bem escrita, sem traços clichês clássicos das histórias e depois de ter perdido um pouco as esperanças eu posso dizer que achei esse livro. Ele se chama "Você Tem A Vida Inteira". Lucas Rocha cria uma história tão bem executada e muito relevante que palavras não faltam para expressar o quão bom é este livro.
-
A pouco tempo eu estava me queixando que precisava de uma leitura YA (Young Adult) que fosse completa. Bem escrita, sem traços clichês clássicos das histórias e depois de ter perdido um pouco as esperanças eu posso dizer que achei esse livro. Ele se chama "Você Tem A Vida Inteira". Lucas Rocha cria uma história tão bem executada e muito relevante que palavras não faltam para expressar o quão bom é este livro.
O livro vai contar a história de três jovens que tem suas vidas mudadas após o diagnóstico de HIV. Essa história será contada por três pontos de vistas diferentes, três garotos que estão passando por momentos delicados em suas vidas, mas que mesmo com suas poucas experiências de vida, nos dão bons exemplos. Ian é um jovem que vai até um posto de teste rápido de HIV após se relacionar com um garoto (com proteção), e felizmente ele tem uma resposta positiva, mas em meio ao clima hospitalar ele conhece Victor, outro jovem na sua mesma faixa etária que infelizmente teve seu resultado positivo para soropositividade. Já Henrique, nosso outro protagonista, é o rapaz que se relacionou com Victor e portador do vírus há três anos é uma das vozes na história que nos ajudará a desconstruir muita coisa.
Victor não sabe reagir muito bem diante de toda a situação, ainda com alguns preconceitos que são difíceis do mesmo admitir que tem, ele está apaixonado por Henrique, mesmo que relute muito em aceitar isso em seu coração. E ele durante a história veremos se ele será capaz de engolir todos os seus pré-conceitos e abraçar aquele que tem conquistado sua mente e seu coração.
Henrique é um personagem que vivenciou muita coisa em sua vida e ainda que com algumas dificuldades não se deixa levar. Ele está também apaixonado por Victor e vai lidar com ansiedades, dúvidas de cortar o coração e o sentimento de insuficiência por conta do vírus HIV.
Ian está sendo jogado nesse universo do nada e sua vida é chacoalhada da pior forma. Mesmo tendo um bom relacionamento familiar, ele não se sente seguro para compartilhar com seus pais sobre o resultado do teste, e na pior hora de sua vida ele conhece Victor que mesmo com seus problemas vai tentar ajudá-lo e o resultado é uma história surpreendente.
O livro vai além do tema HIV, Lucas Rocha envolve relacionamento familiar, inseguranças e ansiedades que todos os jovens compartilham e ainda mais os que lutam contra a homofobia. A história é importante e sincera, mas ao mesmo tempo não é algo pesado. Conta com momentos muito divertidos, personagens secundários muito marcantes, informações sobre o diagnóstico e procedimentos do tratamento que não se vê sendo comentado com frequência e o equilíbrio perfeito de tudo isso e ainda um drama de romance entre os personagens.
Sendo seu livro de estreia, o autor chega com o pé direito no mercado editorial e já me conquistou sem fazer muito esforços. Você Tem A Vida Inteira tem o poder de desconstruir muitas pré conceitos e estigmas que criamos sobre HIV. E se você gosta de um bom YA, esse é o livro! Uma história te encha de amor mesmo com um número pequeno de páginas, e mesmo com todas as lutas da vida, os personagens nos mostram que ainda com dificuldades podemos sim ser felizes e com uma vida inteira pela frente. Uma leitura muito sutil e que você consegue lê-la em um dia muito fácil.
Por Leonardo Alves
Comentários
Postar um comentário