Crítica | Atentado ao Hotel Taj Mahal


SinopseHistória dos atentados perpetrados pela Lashkar-e-Taiba em 2008. O grupo islâmico executou doze ataques pela Índia, concentrados principalmente na cidade de Bombaim. Os tiroteios e explosões duraram quatro dias, deixando 164 mortos e mais de 300 feridos.


Com uma narrativa baseada em fatos reais Atentado no Hotel Taj Mahal vai te surpreender com cenas fortes e emocionantes.

No dia 26 de novembro de 2008, Mumbai, a cidade mais importante da índia, sofreu um atentado que ficou para história e foi comparado ao também trágico “11 de Setembro”. Mumbai sofreu dez ataques terroristas simultâneos, deixando 190 mortos e 300 feridos. 

Entre os locais atacados está o luxuoso hotel Taj Mahal, onde é narrado toda a história
Acompanhamos a ação fria dos terroristas em cenas sem pudores, numa sequência de cenas violentas que transmitem toda a dor e desespero dos reféns – hospedes e funcionários. Os terroristas são comandados por pessoa que se identifica como “irmão Touro”, que os coordena por telefone, lembrando-os sempre que essa era a vontade de Ala, que o mesmo os receberia com todo o louvor no paraíso. Com o tempo percebemos a total falta de empatia e preocupação com os homens que faziam o serviço sujo para ele.

Há uma cena em que um dos terroristas mostra toda a sua fragilidade perante todo esse horror, o que nos dá a entender que eles são apenas massas de manobra. 

Do lado dos mocinhos, temos o casal protagonizado por Armie Hammer (Me Chame pelo Seu Nome) e NazaninBoniadi (Bem-Hurque vai passar uns dias no hotel junto com seu filho recém-nascido e a babá protagonizada por Tilda Cobham-Hervey (O Sonho de Greta), e acabam refém de toda esse terror e brutalidade. Ainda do lado dos protagonistas, temos Arjun, personagem de Dev Patel(Lion: Uma Jornada para Casa), que é um funcionário que juntamente com outros funcionários ajuda os hospedes a saírem com vida do hotel. Patel, como sempre, não decepciona no quesito atuação e entrega toda emoção as cenas. Outro destaque vai para o ator Anupam Kher que interpretou o cozinheiro chefe responsável por liderar os funcionários na missão de salvamento dos hospedes.

Não tem como não se sentir agoniado com as cenas angustiantes com enquadramentos que registram toda a crueldade. O drama presente é comovente e envolvente, não tem como sair ileso desse filme. A fotografia é belissimamente (cruel), transmitindo toda a emoção necessária. O enredo te prende até o último momento, te fazendo soltar o ar que você não reparou que estava prendendo. 

Hotel Taj Mahal estreia nos cinemas brasileiros no dia 02 de Maio.


Por Cinthia Martiniano

Comentários