Crítica | Você - 2ª temporada

Divulgação Netflix

VOCÊ, ou YOU se preferir assim chamar, é baseada em uma série de livros da autora Caroline Kepnes.

A primeira temporada foi inspirada na obra homônima, já a 2ª foi inspirada no 2º livro da série, chamado no Brasil de Corpos Ocultos (Hidden Bodies).

VOCÊ foi produzida inicialmente pelo canal Lifetime, tendo seus direitos adquiridos pela Netflix, posteriormente.

Com base na qualidade adaptativa do primeiro ano, estava curiosa para ver como um dos livros mais aclamados da autora estaria na tela, posso dizer que me surpreendi em vários âmbitos.

Como já havia sido amplamente divulgado, neste 2º ano, Joe se muda para Los Angeles - Califórnia, com o intuito de recomeçar. Esse fator me incomodou bastante, não a mudança em si, mas o fato de não ter tido motivação. “Ah, Mas ele se arrependeu de ter matado a Beck”... Não! Sociopatas não se arrependem.

E esse foi só o começo das controvérsias...

O primeiro episódio, realmente te envolve e entrega pontos importantes (você precisa se ater aos detalhes) e apresenta os novos personagens. Os demais episódios são acumulados de horas que parecem intermináveis "mais do mesmo" de uma fórmula reaproveitada. Situações mal explicadas e com desfechos banais costuram um roteiro que tinha tudo para dar certo se fosse uma adaptação fiel.

Divulgação EW/Netflix


Uma nova criança é inserida -mas, Cadê o Paco que também foi pra California?-, novamente para dar algum tipo de humanidade ao Joe, que desta vez se chama Will... Contudo, pasmem, dessa vez ele não é o pior dos males.

Me questiono o motivo de não terem aproveitado a personalidade do Joe do Livro (Essa foi, definitivamente o ponto de principal discrepância), teria sido muito mais interessante ver ele se assumindo assassino, do que uma nova temporada de romantização desnecessária. Afinal, já conhecemos a sua índole.

A Fotografia da série continua impecável e o “blur” na lateral das cenas só reforça a sensação de insanidade do personagem. Outro ponto positivo é a narrativa, que continua a ser o diferencial.

Destaque positivo para a introdução da Victoria Pedretti na temporada que juntamente com o Penn trouxeram uma química excepcional e um novo andamento a trama.

A Nova temporada de You/Você não me convenceu por inteiro, talvez por já ter lido os livros, senti falta de muitos elementos fundamentais para que funcionasse, sem soar repetitivo ou corrido. As duas últimas horas do show, estão impecáveis e parecem carregar toda a atmosfera que a série precisava ter ao longo dos episódios.

Como adaptação literária, vejo muitas falhas neste segundo ano, mas compreendo a mudança escolhida, tendo em vista que seguirão agora de maneira independente, sem precisar se prender a algo pré definido. No mais, acredito funcionar perfeitamente para os fãs do show e como entretenimento, é uma boa pedida para sua maratona.

As duas temporadas de Você estão disponíveis na Netflix


Comentários