THE STAND, A série valeu a pena?


Chegou no Starzplay em janeiro a adaptação de uma das mais aclamadas obras de Stephen King, 'The Stand'.

A obra Literária, 'The Stand', que no Brasil é chamado de 'Dança da Morte', foi publicado inicialmente em 1978, e relançado em 1990 com uma edição estendida com o nome de 'The stand- The Complete and Uncut Edition' com  1.152 páginas. O intuito de King era contar uma história épica, estilo 'Senhor dos Anéis em um cenário contemporâneo. O romance marca a primeira aparição de Randall Flagg, o Homem de Preto, que já apareceu em tantas outras histórias do autor.

A montagem da série, incrível no primeiro momento intercala o presente e o passado, mostrando como todos chegaram naquele caos pós apocalíptico.

Contextualizando, 99% da população foi dizimada, pós uma super gripe, criada como arma biológica ter afetado o mundo; e os que sobreviveram lutam de todas as formas para sobreviver. Não se deixe enganar, a história não é sobre a gripe e sim sobre a fé, e uma eterna luta entre o bem e o mal.

A série ao longo dos nove episódios os sobreviventes, são convocados através de sonhos/visões por Mãe Abigail e/ou O Homem de Preto, também chamado de Randall Flagg; as escolhas irão dizer de qual lado, desta "batalha" estarão.

Se você parar pra me perguntar se The Stand é ruim, eu posso lhe dizer que não. Longa e cansativa? Sim. Obviamente que de maneira compreensiva por se tratar do maior livro escrito por King, já era de se esperar, contudo os episódios são uma eterna montanha russa, não somente de carga emocional, mas pelo fato de não conseguir manter o ritmo narrativo entregando episódios cansativos e mais do mesmo.

Na questão de qualidade técnica da produção, preciso dizer que a série é impecável, pesa a mão em cada detalhe, assim como a história pede, o que faz ela ser incrível neste quesito. Josh Boone conseguiu captar a essência do autor e trouxe isso pra tela o que já é um ponto mais que positivo. 

Agora estamos falando de King né? E ele fez um final exclusivamente para a série... Então o que dizer? O mesmo tem uma fama de pecar sempre em seus finais., neste ele parece encontrar o equilíbrio certo entre os dois finais.

Enquanto no livro, o final é ambíguo terminando com um questionamento sobre acreditar na humanidade e se o mal seria capaz de ser reerguer; A série aborda que a luta entre o bem e o mal nunca terá fim, pois ao mesmo tempo que temos Mãe Abigail renascendo, vemos Flagg chegando à uma tribo, o que implica que acabará corrompendo-os da mesma forma que fez com o resto da humanidade.

O que significa a cena de Flagg? Ao meu entender, me parece que ele precisa da adoração e do medo deles [Tribo] para existir e recuperar suas forças.

O encerramento de The Stand pode dividir opiniões, e ta tudo bem, afinal, nenhum produção é feita para agradar a todos. Ele não é nem feliz, e nem sombrio, ele tece um equilíbrio, equilíbrio esse fundamental para fazer o mundo se manter ativo e girando. O bem e o mal coexistem desde os primórdios e é isso que precisaremos compreender, faz parte da natureza humana e a série mostra isso na sua essência e de maneira visceral, goste ou não.

Fé e esperança caminham juntas, assim como as sombras; e ambas residem em nós, resta saber qual lado escolher. E quando a verdade aparecer, sempre há a possibilidade de encontrar a luz.

No mais, entre erros e acertos The Stand se prova interessante e digna de atenção.

Com 9 episódios, The Stand está disponível no Starzplay

Comentários