Resenha | O Lado Obscuro

Título: O Lado Obscuro
Autor: Tarryn Fisher
Editora: Faro Editorial
Páginas: 288
Gênero: Ficção / Suspense

Ano: 2019
Adicione: Skoob
Onde comprar: Amazon | Livraria da Travessa  | Americanas
Sinopse: Considerada a obra mais visceral de Tarryn Fisher, você entenderá porque leitores de vários países o elegeram como um dos livros mais especiais de suas vidas.Quando a escritora Senna Richards acorda na manhã de seu aniversário, ela não está em seu quarto. Raptada e trancada numa casa em meio a uma tempestade de neve, ela precisa decifrar as pistas ligadas ao seu passado para conseguir fugir. Forjada pela dor, moldada pelo abandono, Senna se tornou uma mulher que destrói antes de ser destruída...Apenas uma pessoa conseguiu atravessar suas barreiras e conquistar sua confiança, mas isso aconteceu há muitos anos...“Isaac era um estranho, mas foi capaz de enxergar minhas feridas mais do que qualquer outra pessoa.”O cirurgião Isaac encontrou Senna em um momento de caos e vulnerabilidade, depois de um furacão que lançava cinzas sobre suas feridas. Ele a ajudou quando ninguém mais pôde, mas agora, tudo está diferente. Depois de tanto tempo distantes um do outro, os dois estão presos na mesma cabana, e podem ser consumidos por recordações que esperavam esquecer. Além do perigo que os cerca, a escassez de comida e água, e os jogos perigosos do raptor, um sentimento antigo começa a despertar, ameaçando romper novamente as defesas de Senna, o que pode ser fatal.

Senna é uma autora que está com seu livro bombando de vendas mundialmente e sua carreira está em ascensão. Tudo vai mudar quando no dia de seu aniversário ela acorda num quarto desconhecido e da pior forma ela percebe que foi sequestrada. Todo a trama de seu sequestro foi muito bem arquitetada, ela vê referências a sua carreira e demais momentos de sua vida que a própria se questiona se não foi algum fã que a causou tudo isso. 


Arquitetada da forma mais cruel, sua estadia nesta casa vai nos proporcionar momentos muito intensos e a autora sabe muito bem causar isso ao leitor quando de fato quer. Ao decorrer dos dias em cativeiro e na presença de seu amigo Isaac que também foi aprisionado com ela, o leitor se questiona com o que será que de fato vai acontecer porque toda a trama é um tiro no escuro, assim como os personagens perdem as esperanças aos poucos, o mesmo vai se transpassando para o leitor. 


O Lado Obscuro tem uma pegada bem referencial a Misery - Louca Obsessão de Stephen King. Contudo vai para um viés bem diferente, com um propósito ainda mais complexo, o desencadear do livro é um tanto morno e neste ponto a autora peca.  Em contrapartida temos dois extremos nos personagens que dão um tom positivo a trama. Isaac é um cara sensato e muitas das vezes vai nos ajudar a compreender coisas que a própria Senna está em dúvida e nos passa no decorrer do livro. 


A escritora da autora é uma relação de amor e ódio. Em momentos você se conecta com a história e todo seu clímax, porém em outros você se desprende com muita facilidade, pois a narrativa de Fisher começa a se tornar cansativa e muito maçante com a carência de elementos que tornariam a história envolvente. Sus premissa é muito boa, porém em sua execução a autora comente alguns erros e gerando nem sempre uma boa experiência de leitura para o leitor. 


Sendo um livro que divide muitas opiniões, O Lado Obscuro vai nos levar em uma viagem que não vai além dos muros de um quarto, mas tudo o que acontece no interior, principalmente na cabeça de nossos protagonistas. Com uma narrativa densa e visceral de fato, o Lado Obscuro vai deixar seu ar sombrio em cada página do começo ao fim. 

Comentários