Título: A Faca Sutil
Autor: Philip Pullman
Editora: Suma de Letras
Páginas: 284
Gênero: Fantasia
Ano: 2017
Adicione: Skoob
Ainda estou em choque com a maravilhosidade desse livro, a medida que mergulho nesse universo criado pelo Pullman fica mais apaixonada por tudo que foi criado pela sua imaginação. Com toda certeza este livro foi um dos meus favoritos!
Sinopse
Perdida em um mundo novo, Lyra Belacqua encontra Will Parry — um fugitivo que logo se torna um aliado mais que necessário. Pois este novo mundo é povoado por Espectros sugadores de alma, e no céu as feiticeiras disputam espaço com anjos. Will procura pelo pai, um explorador desaparecido há anos, e Lyra busca a origem do Pó. No entanto, o que os dois encontram é um segredo mortal e uma arma de poder absoluto, capaz de decidir o resultado na guerra que se forma ao redor deles. O que nenhum dos dois suspeita é do quanto suas vidas, seus objetivos e seus destinos estão conectados... até que precisam se separar. A faca sutil é a viciante sequência de A bússola de ouro, um clássico da fantasia considerado pela Entertainment Weekly “o melhor livro de todos os tempos”. A fantástica aventura de Lyra continua, levando o leitor a novos mundos, rumo a uma descoberta devastadora.
Depois dos eventos do livro anterior, acompanhamos a jornada de Lyra em um novo mundo e com novos desafios, dessa vez ela não estará sozinha. De forma inesperada ou talvez destinada a garota encontra Will Parry, e juntos embarcam em uma peregrinação de provação e descobertas sobre seus destinos.
Lyra e Will vinham de mundos diferentes, por isso quando Lyra visita a Oxford do mundo de Will estranha, pois é mais moderno que a de seu lar, na verdade, Lyra descobrirá que nesse universo a alma das pessoas permanecem dentro delas, ao contrário do mundo dela onde as almas das pessoas estão em seu daemon.
Quando Will se dispõe a ajudar Lyra a descobrir sobre o Pó, também acaba recebendo ajuda da garota e quanto mais Will procurava respostas sobre o paradeiro de seu pai, mais seus caminhos se cruzavam com os de Lyra e os dois percebem que juntos são mais fortes, e também conseguem se proteger melhor.
Cada vez que fui conhecendo melhor a personalidade de Will, gradativamente fui ficando apaixonada por ele.. A sua coragem, humildade, generosidade e carinho com as coisas os fazem sê-lo um garoto encantador. Os princípios que regem sua vida são diferentes, as realidades entre ele e Lyra são completamente distintas, enquanto Lyra sempre foi mimada, Will sempre precisou cuidar da mãe bem cedo.
Ao longo da jornada, personagens reaparecem e um deles foi a sra.Coulter que continua ainda mais maligna e assustadora,era impressionante que o quanto tinha de delicadeza e beleza tinha de maldade e frieza. Entre ela e Lorde Asriel, ela consegue ser mais assustadora por justamente ter um rosto angelical e convidativo, era imprevisível suas ações, porque seu poder de manipulação era tanto que até para o leitor fica difícil de decifrar se ela estava falando a verdade ou manipulando o jogo.
E se existe uma personagem mais odiável que a sra.Coulter eu desconheço, porque, meu Deus do céu, como odiei e senti tanta raiva e impotência diante das crueldades dessa mulher. A personagem mais perigosa de todos os personagens era com certeza ela. Nada podia impedir seu poder, mesmo para uma humana, mostrando que nem a mais pura das criaturas, ou a mais cruel era impassível de seu poder. Sra.Coulter era definitivamente cruel tanto quanto seu daemon.
O livro agora foca tanto nas duas crianças quanto na saga de outros personagens que estão em busca ou de Lyra, ou de respostas para o que Lorde Asriel fez com a Aurora Boreal e quais seus objetivos com essa ação. Dessa forma, a procura por Stanislaus Grumman ameaça a Igreja e Lee Scoresby percebeu isso ao longo de suas pesquisas. As descobertas feitas pelo texano aretostata confirmavam o medo da Igreja sobre o Pó e desafiavam os princípios religiosos.
Quando as coisas começam a se encaixar, as questões deixadas no primeiro livro começam a fazer sentido, o que fez com que eu ficasse cada vez mais empolgada e entusiasmada com as revelações, principalmente sobre o Pó e seu poder. Se antes já achava revoltante o que a Sra.Coulter e o Magistério tinham feito, agora que sabem o que o Pó pode fazer é ainda mais assustador. Sempre ficarei impressionada com a capacidade do ser humano em querer obter poder sobre qualquer circunstância.
Lyra e Will são duas crianças que estão carregando fardos bem grande para sua idade, tão novos e com responsabilidades tão significativas, como o porquê da busca de Will e Lyra para encontrar a faca é uma das coisas mais revoltantes e angustiantes que li no livro, é de fazer a gente sentir bastante raiva e ódio por um determinado personagem e querer entrar no livro pra abraçar Lyra e Will.
— Não há tempo. Vocês vieram aqui com um propósito que talvez não saibam qual é, mas os anjos que os trouxeram até aqui sabem. Vão. Você é corajoso e a sua amiga inteligente. E você têm a faca. Saiam. (pág.166)
A missão do sr.Lee Scoresby era tão perigosa e incerta quanto a de Lyra e Will. Ambos não tinham tanta noção do que estavam fazendo, mas sabiam que era importante para salvar o mundo de uma guerra violenta e inevitável. Tanto a Igreja quanto o Lorde Asriel iriam guerrear e todo mundo teria que inevitavelmente escolher um lado, não tinha como ser imparcial nessa disputa.
A vida é dura, sr. Scoresby, mas mesmo assim nos agarramos a ela. (pág.247)
Sem dúvidas os capítulos com Lyra e Will eram meus favoritos, porque meu apego aos dois fazia com que eu sofresse cada vez mais a cada deslizar de páginas, já era tarde, o que antes eu tinha dúvida, agora tenho certeza: estou simplesmente apaixonada, apegada e amando essa série como todas as que significam tanto pra mim e eu sinceramente não estou preparada para o final da trilogia, não mesmo, mas ao mesmo tempo preciso tanto saber sobre esses dois que vou ficar nessa montanha russa de emoções.
Não à toa que fiquei muito abalada com os eventos finais, visto que não esperava por tudo que aconteceu, e foi dolorido demais e intenso demais. Chorei de tristeza, de dor e principalmente de desespero pelo que estava por vir e o que nos espera no livro final vai ser com toda certeza aterrador, alucinante e principalmente épico.
Fronteiras do Universo é uma série que foi ganhando meu coração aos poucos e agora tem todo o meu carinho e amor. Essa história é simplesmente fascinante, envolvente e sobretudo avassaladora, sendo impossível não amá-la.
As novas capas dessa série estão simplesmente lindas, a diagramação está bonita e a tradução da Eliana Sabino está impecável. A Suma de Letras está de parabéns na confecção dessa edição, e gostaria também de agradecer novamente a editora pela confiança e parceria.
Por Thaís Marinho
Comentários
Postar um comentário